terça-feira, 20 de novembro de 2007

Quais as estratégias publicitárias na comunicação sobre alimentação?

A importância da comunicação já foi referida neste blog mais do que uma vez, frisando que aquilo que se comunica é mais importante do que o formato da comunicação.
Uma das estratégias adoptadas para comunicar é criar objectivos, criar metas, saber o que gostaríamos que acontecesse no final da nossa comunicação. Os nossos objectivos podem ser dos mais diversos, tais como, desejar que o público volte no dia seguinte, levantar dúvidas entre o público despertando o interesse de investigação de cada indivíduo, dar credibilidade à fonte que estamos a utilizar no nosso comunicar. A partir do momento em que criamos objectivos, estamos a facilitar a construção da nossa mensagem, permitindo-nos desta forma, no final, fazer uma avaliação à qualidade de transmissão da informação.
Em publicidade a criação de objectivos é importante, normalmente vão de encontro com as necessidades das pessoas (dar saúde, fazer perder peso, dar prazos para perder peso).
As mensagens para serem efectivas na população-alvo devem mudar a percepção das pessoas, tendo em conta, as atitudes e o comportamento e sendo este de maior relevância, devem portanto ser formatadas e construídas através das necessidades e interesses do público-alvo.
Em suma, os principais objectivos são: dar a conhecer, fazer gostar e fazer agir.

Sem comentários: